arte psicoterapia porque fazer psicoterapia

Pra que Fazer Psicoterapia

Fazer Psicoterapia é algo tão bom, que seria uma pena se os considerados “normais” não pudessem aproveitar!

Primeiramente, o objetivo da psicoterapia é permitir que a pessoa tome consciência de si mesma! Dos seus pensamentos, sentimentos de sua forma de funcionar, e a partir disso possa fazer novas aprendizagens e mudanças. A tarefa do psicoterapeuta é, então, auxiliar as pessoas a perceber onde existem os impasses, aumentando sua conscientização. Quando cada pessoa passa a ter consciência de seus desejos, e do desejo de outros, ela então pode fazer as melhores escolhas. O que se busca na psicoterapia é que as pessoas possam passar de agentes passivos a agentes ativos, que tomem a direção de sua própria vida.

As pessoas buscam psicoterapia não só para resolver dificuldades, mas também para melhorar a qualidade de vida. Acima de tudo, é importante dizer: questões para as quais não conseguimos dar soluções adequadas, não significam doença! E sim pequenas dificuldades, mas que se não forem trabalhadas, levarão a problemas.
Da mesma forma, para Zinker, a vida é um processo constante de solução de problemas. Desde a inspiração de ar que nos sustenta, até o lamento pela perda de alguém amado. Em outras palavras, isso quer dizer que a psicoterapia não impede o fluxo da vida. Simplesmente nos mostra outra visão dos fatos, de forma que possamos viver de forma mais autêntica e espontânea. Ou seja, não nos tornamos mais vitimas das situações, mas mostra como fazer escolhas e nos responsabilizar por elas.

Como funciona a Psicoterapia

O mais importante, é que na psicoterapia, um casal ou uma família pode explorar e resolver um dilema sem culpar ninguém. Então o psicoterapeuta auxilia cada um a perceber que cada pessoa tem sua fatia de responsabilidade, e consequentemente, ajuda nas questões a serem trabalhadas.
Em geral, é feito um primeiro telefonema, onde então, a partir das informações é determinado que tipo de terapia ocorrerá. Se pergunta sobre o que está acontecendo, como está acontecendo, com quem está acontecendo e a disposição dessas pessoas para o trabalho psicoterapêutico. E então define-se quem virá para psicoterapia, ou seja, se a psicoterapia será individual, de casal ou de família.

Obtendo resultados

Em conclusão, nas interações entre as pessoas não existem causas e efeitos simples, são interações complexas. Qualquer evento, em qualquer ponto do sistema em questão, afeta o sistema como um todo. Quando uma pessoa muda seu estado de espírito ela provocará os outros a mudarem também.
A mudança saudável só ocorre à medida que as pessoas envolvidas se interessam em tomar consciência de seu processo interativo, esforçam para fazer as aprendizagens necessárias e trabalham para resolver suas resistências ou interferências em relação à mudança saudável.
Não é possível fazer as mesmas coisas repetidamente e esperar resultados diferentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 2 =