Restaurando seu poder de escolha!

Psicoterapia é algo tão bom, que seria uma pena se os considerados “normais” não desfrutassem de seus benefícios.
O objetivo da psicoterapia é permitir que a pessoa tome consciência de si mesma, dos seus pensamentos, sentimentos de sua forma de funcionar, e a partir disso possa fazer novas aprendizagens e mudanças.

A tarefa do psicoterapeuta é auxiliar as pessoas a perceber onde existem os impasses em sua vida, aumentando sua conscientização sobre si mesmo e sobre o mundo ao redor. Quando cada pessoa tem consciência de seus desejos, e dos desejos de outro ao redor, ela pode fazer as melhores escolhas possíveis para si mesma. A grande busca da psicoterapia é transformar pessoas de agentes passivos a agentes ativos, que tem a capacidade de tomar a direção da sua própria vida.

As pessoas buscam a terapia não apenas para resolver suas dificuldades, mas também para melhorar a qualidade de vida. Questões que não conseguimos encontrar uma solução adequada, não significam doença ou anormalidade, muitas vezes são pequenas dificuldades, mas que se não forem trabalhadas por um psicólogo terapeuta, levarão a problemas maiores.
Para Zinker, a vida é um processo constante de solução de problemas, desde a inspiração de ar que nos sustenta, até o lamento pela perda de alguém amado. Isso quer dizer que a psicoterapia não impede o fluxo da vida, simplesmente nos mostra outra visão dos fatos, de forma que possamos viver de maneira mais autêntica e espontânea, fazendo escolhas e nos responsabilizando por elas e não sendo vitima das situações.

Na psicoterapia, um casal ou uma família pode explorar e resolver seus dilemas sem precisar culpar ninguém. Pois o trabalho do psicoterapeuta é auxiliar cada um a perceber sua porção de responsabilidade e escolha nas questões a serem trabalhadas.

Como funciona a psicoterapia:
Em geral, no primeiro telefonema, são coletadas informações sobre os acontecimentos: O que, com quem e como a situação problemática se dá e qual o nível de disposição das pessoas para a busca por melhora. Então, junto ao psicoterapeuta, define-se quem virá para as sessões de terapia, ou seja, se a terapia será individual, de casal ou de família.

Nas interações pessoais, não existe simplesmente causa e efeito, e sim, interações extremamente complexas do ponto de vista psicológico. Qualquer evento pode afetar todo o sistema de interação entre os indivíduos. Quando uma pessoa muda o seu estado de espírito, ela provocará os outros a mudarem também.
A mudança saudável só ocorre à medida em que as pessoas envolvidas se interessam em tomar consciência de seu processo interativo. Quando cada indivíduo se esforça, para fazer as aprendizagens necessárias, e trabalha para resolver as suas resistências e interferências que impedem a mudança saudável.
Não é possível fazer as mesmas coisas repetidamente e esperar resultados diferentes. Mude ação, e o resultado também irá mudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =